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Desenvolvimento de sistemas
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Nokia faz acordo com Microsoft na área de telefonia móvel.
Depois de muita especulação, Nokia e Microsoft finalmente anunciaram uma aliança na área de telefonia móvel. Em linhas gerais, as fabricantes unem forças para concorrer com gigantes que avançam no mercado de smartphones, como Apple e Google. Se para a Microsoft o acordo é uma forma de alavancar o uso do sistema Windows Phone, para a fabricante finlandesa (Nokia), a união pode ser o fim de um dos períodos mais negros na história da companhia.
Na realidade, em apenas alguns anos, a Nokia conseguiu sair da posição da mais respeitada fabricante de celulares do mundo para a de uma empresa coadjuvante no mercado. Ou seja, apesar de se manter como líder mundial de vendas de telefones móveis, a falta de produtos e um sistema operacional realmente atraente, fizeram com que a empresa perdesse o glamour dos velhos tempos e, como resultado, acompanhasse seu market share (participação de mercado) cair dia a dia.
A pergunta que fica – e que precisa ser usada para blindar outros players – é: afinal, o que a Nokia fez de errado? Quem conhece os bastidores da empresa percebe que o grande erro da fabricante foi não se adaptar ao mercado, na velocidade e da forma adequada. Muito disso deve-se às próprias origens da fabricante que, desde sua essência, se pautou muito mais pela qualidade tecnológica dos seus produtos do que por uma gestão arrojada. Como reflexo, perdeu espaço na preferência dos consumidores, que se encantam com o design e o status gerado pelo iPhone, assim como pela versatilidade e a proposta democrática do Android, da Google.
A própria nomeação de Stephen Elop – um ex-executivo da agora parceira Microsoft – como novo CEO da companhia, para substituir o finlandês Olli-Pekka Kallasvuo, foi um sinal de que a companhia já tinha percebido a necessidade de deixar de lado o conservadorismo em sua gestão. E, a partir do, até então inusitado, acordo com a Microsoft, Elop não deixa dúvidas de que pretende revolucionar a fabricante e fazê-la, finalmente, retomar sua posição de mercado. A pergunta que fica é: será esse o melhor caminho para dar a volta por cima?
Fonte: Olhar Digital.
Eu acho que não é o melhor caminho, na minha opinião a nokia está nadando contra a maré ("android").
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